Cida Moreti e Cimar Pinheiro
 

   
 
 


Cida Moreti
é fotógrafa, educadora, poetisa e pesquisadora. Nasceu em Dores do Rio Preto, Espírito Santo. Formada em Letras, com Pós-graduação em Língua Portuguesa,

desde o início de sua carreira profissional procurou tornar suas aulas mais interativas, proporcionando ao aluno espaço para demonstrar sua criatividade e talento. Aos poucos foi quebrando algumas barreiras do sistema educacional e começou a desenvolver projetos pedagógicos, como saraus e concursos de poesias, que além de cobrar conhecimentos específicos de sua disciplina, abria um leque de oportunidades para trabalhar a formação do aluno cidadão, incentivando-o à leitura e à escrita.
A
tuou como professora em Colégios de vários estados do Brasil, inclusive no Colégio Naval, em Angra dos Reis. Exerceu o cargo de
Coordenadora Pedagógica no Colégio Abeu – Costa Verde, no Centro Educacional de Mambucaba e no C. E. Roberto Montenegro, onde também exerceu o cargo de Diretora Adjunta.
É
Acadêmica do Ateneu Angrense de Letras e Artes, sócia da AFOCAR – Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis e da Confederação Brasileira de Fotografia.
Prestou consultoria pedagógica às ONGs Mambucaba Sempre Viva e Casa de Cultura das Vilas, de 2006 a 2009, orientando-as no desenvolvimento de projetos culturais e educacionais.
Na FCM Projetos Especiais é responsável pelas áreas administrativa e pedagógica.


         
Contato: cidinha@fcmpe.com.br
 

 
 
 


Cimar Pinheiro
é fotógrafo, historiador, poeta e pesquisador. Nasceu em Espera Feliz, Minas Gerais, em 20 de julho de 1954, mas viveu grande parte da sua vida em Angra dos Reis (RJ). Formado em História pelo Centro Universitário Claretiano, pesquisa e estuda os caminhos antigos da Região Sudeste do Brasil, com ênfase nos caminhos que passam pela Serra da Bocaina com destino ao litoral de Angra dos Reis e Paraty, importantes para o desenvolvimento da Província do Rio de Janeiro, no século XIX.  Sobre esse assunto, fez palestras em várias escolas da região e reportagens para a TV Câmara de Angra dos Reis e TV Rio Sul (afiliada da Rede Globo de Televisão). Além disso, organizou passeios pelos caminhos antigos da região com caminhantes brasileiros e estrangeiros, para contar suas histórias e mostrar as belezas da Mata Atlântica.

Atualmente, pesquisa a história de Dores do Rio Preto e a antiga estrada que ligava Mariana (MG) a Itapemirim (ES), construída no século XIX, passando ao sul da Serra do Caparaó.

Trabalhou com alguns poetas angrenses, na organização do livro “Poesias ao Luar”, editado em 1998, e em fevereiro de 2001, lançou o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, escrito para mostrar a beleza dos monumentos e da história angrense.

Contribuiu com os jornais de Angra dos Reis; além de ceder fotografias para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Diário do Comércio de São Paulo. Em 2002, escreveu uma reportagem para a revista capixaba “Trilhas e Ecologia” sobre a Vila de Mambucaba.

Ajudou a criar a ONG Mambucaba – Sempre Viva para resgatar a cultura e a história da antiga Freguesia de Nossa Senhora do Rosário de Mambucaba, na qual realizou projetos voltados para as áreas educacional, ambiental e cultural.

É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes, sócio da AFOCAR – Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis e da Confederação Brasileira de Fotografia. Em 2005, idealizou e organizou o concurso “Fotografe Mambucaba”; realiza também oficinas de fotografia com ênfase no uso da fotografia como instrumento de apoio pedagógico.

Foi agraciado, em novembro de 2005, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis, e em novembro de 2007, pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, com o Colar de Cunhambebe.

Em Outubro de 2011, recebeu da Câmara de Vereadors de Dores do Rio Preto, o título de Cidadão Riopretense, por indicação do Vereador Eder Polido de Aguiar.
Na FCM Projetos Especiais é responsável pela área técnica.


         
Contato: cimar@fcmpe.com.br
 

 
 
 
Cida e Cimar na Imprensa
 
 
 
 

Página Principal

 
 
 

© FCM Projetos Especiais. Todos os direitos reservados. Se você for reproduzir, copiar, publicar qualquer texto ou foto dessa página, por favor, cite a fonte de acordo com as leis vigentes no país.
Se precisar, entre em contato conosco.